Gabi Reads #2: Boneco de Neve (Jo Nesbo)

fevereiro 03, 2017


Boneco de Neve
Autor: Jo Nesbø
Editora: Record
Páginas: 418

Sinopse: No dia da primeira neve do ano, na fria cidade de Oslo, o inspetor Harry Hole se depara com um psicopata cruel, que cria suas próprias regras; O terror se espalha pela cidade, pois um boneco de neve no jardim pode ser um aviso de que haverá uma próxima vítima. No caso mais desafiador da sua carreira, Hole se envolve em uma trama complexa e mortal, com final surpreendente.

Conheci Jo Nesbo por acaso: ganhei O Boneco de Neve de presente de aniversário, em 2014 (eu acho, memória bem ruim a minha). Minha querida amiga, também leitora, resolveu escolher um livro diferente, que nós não conhecíamos, e acertou em cheio!

O livro é MUITO bom, mas, para ser bem direta, as trinta primeiras páginas são um pé no saco. Talvez outras pessoas que leram o livro possam achar que eu esteja errada, mas, enfim, são só as 30 primeiras. Depois que você ultrapassa todo o blábláblá as coisas começam a melhorar. O livro já chama a atenção por não se passar em Nova York, nem em lugar nenhum dos Estados Unidos da América. O cenário da história é Oslo, a capital - e maior cidade - da Noruega (posso ouvir um aleluia?). Porque vamos combinar que TUDO acontece nos EUA. Fim do mundo? EUA. Serial Killer? EUA. Apocalipse zumbi? EUA. Já deu né.

Outro ponto positivo do livro, e que ajuda a construir todo o suspense, é que apesar de o personagem principal ser o detetive Harry Hole e a maior parte da história se passar ao redor dele, os capítulos mostram outros pontos de vista, inclusive cenas dos assassinatos.
Além disso, a escrita de Nesbo é tão maravilhosa que o leitor é transportado para dentro das páginas. É daqueles livros que você consegue construir uma imagem mental perfeita (tem umas cenas muito cheias de detalhes que são megadesnecessários, e outras que poderiam ter sido mais descritivas e não foram, mas ainda assim é muito bom). Mais um diferencial: em Boneco de Neve ninguém é o fodão-sabe-tudo, o Harry Hole não é um deus grego e não há romances desnecessários. É um livro frio como o inverno de Oslo.

Apesar de ser o 7º livro de uma série, não há muitas menções às histórias anteriores, só fica aquela curiosidade sobre a vida pessoal de Hole, que nesse livro tenta se manter sóbrio. Aliás, o equilíbrio emocional do detetive é um ponto chave para a investigação. Nesse volume, o policial é acionado para investigar o desaparecimento de uma mulher.  A única pista é um boneco de neve deixado na frente da casa da vitima com uma echarpe enrolada no pescoço. Na sequência, outra mulher some sem deixar vestígios e Harry se vê numa corrida contra o tempo para capturar um assassino inteligente e calculista.

– O que você disse?  – perguntou em voz alta.
Ele repetiu, mas ainda não deu para ouvir. Ela baixou o volume do rádio enquanto guiava em direção à rua principal e ao rio que cortavam a paisagem como duas tarjas negras, de luto. E se sobressaltou ao perceber que o garoto havia se inclinado para ficar entre os dois bancos da frente. Sua voz soou como um sussurro seco no ouvido de Sara. Como se fosse importante que ninguém mais os ouvisse:
– Nós vamos morrer.

Posso dizer que amei o livro, é um daqueles que te deixa de cabelo arrepiado com o suspense. A leitura é muito fluida e a história é interessante, assim como os fatos se encaixam perfeitamente no final, sem deixar pontas soltas. A solução do caso é CHEIA de surpresas e isso me agradou bastante. Faltando umas 20 ou 30 páginas para o livro acabar, as coisas que deveriam terminar não terminavam e surgiam novos detalhes. Só matei a charada nas últimas páginas. Acho que meio segundo antes do detetive risos. Adoro descobrir as coisas antes do personagem, mas gosto mais quando é difícil, como nesse caso. Posso dizer amei esse livro e já li "O Morcego", que é o primeiro da série, logo deixo meus comentários sobre ele também. Quero ler todos!


Super recomendo!

Série Harry Hole por ordem cronológica:

O Morcego #1
Baratas #2
Garganta Vermelha #3
A Casa da Dor #4
A Estrela do Diabo #5
O Redentor #6
Boneco de Neve #7
O Leopardo #8

Você já leu esse livro? Deixe um comentário me contando o que achou.



Beijinhos da Gabi!

Leia também

0 comentários

Obrigada!